Cleonices

coisas da cleo

Saiba quais são os erros mais comuns cometidos nas academias nessa época do ano

Com a chegada do verão e o aumento natural da exposição dos corpos nas praias e piscinas, sempre há quem entre em crise com alguma gordurinha e queira fazer uma “ação de emergência” para tentar eliminá-las a qualquer custo. Essa ansiedade, que nem sempre é acompanhada por um profissional, aliada ao desejo de resultados rápidos e milagrosos, acaba resultando em atitudes ou hábitos não saudáveis e até perigosos. O coordenador fitness da Bodytech, Igor Ravaiani, elencou os erros mais comuns cometidos por quem quer resultados rápidos:

Se matricular e fazer todas as aulas (de todos os tipos, uma seguida da outra)

Pessoas que não viram o tempo passar e decidem iniciar uma rotina de atividades físicas perto do verão tendem a querer fazer diversas aulas ou malhar por horas para conseguir seus objetivos. Segundo Igor, isso é facilmente perceptível  no aumento de matrículas nas academias em outubro/novembro. “Essa prática pode levar a diversos problemas e não é sequer recomendada a quem já treina há algum tempo”, conta.

4675 - Professores de Indoor Cycle Roberto Botrel (roupa azul) e Johny Oliveira

Não dar descanso para recuperação muscular

O repouso é fundamental para quem quer resultados. “Quando se trata de atividades físicas, o mais pode ser menos. O exagero além de não trazer melhores resultados poderá gerar lesões músculo-esqueléticas e gerar o catabolismo muscular, que é a perda de massa magra e não de gordura”, pondera o especialista.

Seguir a ficha da blogueira

Com a ascensão das “musas fitness” nas redes sociais, um número maior de pessoas passou a ter acesso a informações e dicas sobre a rotina delas.  Ao mesmo tempo que estimula hábitos mais saudáveis, isso se torna algo muito sério, uma vez que as pessoas costumam copiar seus treinamentos sem critérios. “O maior problema está onde as pessoas não têm acesso a professor de educação física e por isso fazem o que quiser. O objetivo é ter um corpo igual ao da blogueira.  Querem fazer imprudentemente o treino ditado por elas, sem orientação, sem uma avaliação prévia, colocando a saúde em risco”, alerta Igor, que pondera que essa mentalidade dentro da academia é menos danosa. “O bom profissional convencerá a cliente de agir de forma correta ou mais prudente”.

DSC04669

Aeróbico em jejum

Não é extremamente proibido fazer atividade aeróbica ao acordar, antes do desjejum, mas, conforme explica o educador físico, essa prática é destinada a um perfil específico e acabou se tornando hábito de muitas pessoas, que começaram a fazê-la de forma imprudente e sem conhecimento. “A aerobiose em jejum vem atrelada a uma série de detalhes quanto à sua aplicação, depende para quem e quando, do seu nível de treinamento, entre outros e por isso se tornou um problema, pois não é para qualquer um”. Igor explica que é muito comum se basear na ideia de que sem se alimentar haverá uma perda maior de gordura corporal, mas não é bem isso que acontece. “Essa escolha pode levar a uma hipoglicemia, induzindo a tonturas, náuseas, vômitos e desmaios.  O ideal ainda é que se tome um café da manhã enérgico, recompondo suas reservas e vá treinar o aeróbico”, conclui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>