Cleonices

coisas da cleo

DICAS DE PRESENTES DE NATAL PARA FAZER EM CASA

Itens feitos em casa são excelentes opções para quem tem uma grande lista de pessoas queridas a presentear. Com a preocupação de fechar o orçamento no fim de ano, alternativas para economizar são sempre válidas. Outra opção legal é o tradicional amigo oculto, uma ótima pedida para famílias grandes, pois todos ganham presentes e cada um gasta um pouco. Seguem algumas sugestões de DIY (do it yourself, ou ‘faça você mesmo’):

Luminária de pisca-piscas

luminaria

Usando uma garrafa colorida e um pisca-pisca de luz branca, é possível criar uma luminária. O único trabalho é fazer um pequeno furo na parte de traz da garrafa. Quem tem menos prática, pode levar em qualquer vidraçaria. Depois, é só colocar todas as luzes.

Chá das cinco

caixa de cha

Um jeito bem delicado de presentear com canecas. Uma caixa bonitinha (que pode ser feita em casa) e alguns itens para fazer um chá dão um toque a mais no presente.

Pílulas de felicidade

pilulas

Vale para bala ou confeitos de chocolate. Um pote de vidro e uma etiqueta que pode ser impressa em qualquer gráfica rápida resulta em uma lembrancinha divertida.

No potinho

bolo no pote

A onda dos doces de potes chegou com tudo e, para quem domina a arte da culinária, um bolo nesse formato é bem interessante para presentear alguém.

Bem embalado

embalagem-para-lembrancinha-de-natal

Muitas vezes gastamos com a embalagem de um presente um valor suficiente para comprar alguma outra lembrancinha. Por isso, fazer os próprios embrulhos é uma forma de encantar familiares e amigos investindo pouco dinheiro.

Biscoitos

biscoitos

Outra boa recomendação de presente é oferecer comidinhas gostosas aos amigos. Uma sugestão são os biscoitos doces de mel e gengibre. Essa receita do cozinheiro, confeiteiro e blogueiro Guilherme Poulain parece ser deliciosa.

Ingredientes

450 g de farinha de trigo

110 g de açúcar mascavo

150 ml de mel

90 g de manteiga em temperatura ambiente

2 ovos

1 colher (sopa) rasa de gengibre fresco ralado

1 colher (chá) de fermento em pó

1/2 colher (chá) de sal

Passo-a-passo 

Em uma vasilha, misture bem a manteiga com o açúcar. Se você tiver um fouet, melhor ainda: ele vai ajudar a dar textura à mistura, incorporando um pouco de ar. Bata bem esses dois ingredientes. Junte os ovos, batendo continuadamente. Por último, coloque o mel. Pare de bater com o fouet. Adicione todos os outros ingredientes: farinha de trigo, gengibre, fermento e sal. Comece a misturar com a mão, até tudo ficar homogêneo. Não sove demais: é só misturar mesmo. Cubra com filme plástico ou coloque em um saquinho e leve à geladeira por cerca de uma hora. Assim, a massa ficará mais firme e poderá ser aberta com um rolo. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Polvilhe farinha pra não grudar nem na superfície onde for abrir e nem no rolo. Abra à uma espessura de mais ou menos 5 mm e corte como quiser. Leve para assar por oito a 12 minutos. Fique de olho para não queimarem: é rápido mesmo!

Rendimento: 40 biscoitos grandes ou 70 pequenos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>