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APRENDA A ORGANIZAR A SUA ROTINA E OTIMIZAR SEU DIA

Se você faz parte do time de pessoas que acha que o dia precisava ter mais de 24 horas para que você conseguisse realizar todas as suas tarefas, há duas situações com as quais provavelmente você deve se identificar: ou precisa deixar de ser centralizadora e delegar mais ou está faltando organização na sua rotina.

No primeiro caso, a dica é exercitar mais a arte de confiar nas pessoas que te cercam funções que elas podem executar. Isso funciona no trabalho e dentro de casa: dividir tarefas é a forma mais assertiva de não sobrecarregar ninguém.

Já se tratando da segunda hipótese, a orientação é criar um cronograma que organize todos os afazeres e o prazo para que eles sejam concluídos. Além de não precisar forçar a memória com uma lista de coisas, o ato de passar tudo para o papel (ou computador, ou ainda o celular), permite que a administração dos prazos seja realizada da melhor maneira.

Agenda

Alguns toques são úteis para ajudar nessa empreitada:

- Criar um cronograma de tarefas: quando você tem um roteiro de coisas para fazer, o tempo que se perde refletindo sobre as prioridades é menor.

- Estipular metas: pensar, no começo do dia, quais são as coisas que você gostaria de ver executadas ao final dele é muito importante para definir o tempo a ser gasto com cada uma delas.

- Ter horários: quem não trabalha em um sistema convencional precisa criar uma rotina para não se distrair dos afazeres. Ter hora certa para acordar, iniciar as atividades e, claro, parar de fazê-las é fundamental.

- Planejar: esquematizar é quase tão importante quanto fazer. Ações pré-definidas são melhor executadas.

- Hora do ócio: dezenas de estudos e pesquisas mostram que as pessoas não conseguem ficar muito tempo focadas em algo sem distração. Para isso, lhe permita momentos de “recreio”.  Seja para uma checada nas redes sociais, um café ou uma conversa rápida com os amigos (filhos, marido, namorado) no WhatsApp. Esses momentos devem ser incluídos oficialmente na rotina, para que não sejam canais de dispersão das obrigações.

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